quarta-feira, 6 de abril de 2016

ANTÔNIO OLÍVIO RODRIGUES, PRIMEIRO ASTRÓLOGO BRASILEIRO

alguns dados de sua vida

Antônio Olívio Rodrigues tinha consultório para atendimentos astrológicos em São Paulo no ano de 1906. Além dessa atividade comprovada em folhetos de divulgação, Antônio Olívio Rodrigues fundou a Editora Pensamento, criou o Almanaque do Pensamento e o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

Desde seus primeiros estudos (entre 1901 e 1902) até a realização da editora (1907) e do Círculo (1909) foram pouco mais de sete anos em que ele deu um salto enorme em direção à busca do conhecimento e de sua vocação.

Chegado ao Brasil, vindo de Portugal como imigrante em 1890 ainda adolescente, ele teve uma vida de muito estudo e realizações com uma perspectiva lúcida da importância da comunicação de suas ideias e conhecimento. Atingiu o coletivo com uma mente atenta às novidades de sua época.

Percebeu logo cedo formas de divulgar suas ações, usufruiu da propaganda e do trabalho de marketing, na mídia em jornal e nas revistas que eram então populares e eficientes. Como pensador e filósofo acumulou estudos e leituras. Desvendou as teorias de sua época. Teóricos espíritas, pensadores como Helena Blavatsky, Eliphas Lévi, Max Hendel,  Prentice Mulford, Ramacharaca, Max Heindel, todos fizeram seu mundo cada vez maior. Filiou-se a ordens espiritualistas daqui e de outros países. Encontrou parceiros e com sua capacidade política e de empreendedorismo agregou todos para a realização de suas obras.

A partir de precárias condições iniciais chegou a um posto de protagonismo em todas as áreas em que investiu.

o mapa astrológico de Antônio Olívio

A astrologia ganhou um lugar de destaque na obra de Antônio Olívio. Em 1917, publica o primeiro livro de astrologia na Coleção Ciências Herméticas e um segundo de técnicas.

Apesar de não sabemos a hora de seu nascimento (até o dia é motivo de dúvidas!), tentamos a análise de seu mapa. Suas maiores realizações ocorreram na época do retorno de Saturno. Tal evidência me deu coragem para levantar estas hipóteses.

Segundo informações da bibliografia do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, ele nasceu no dia sete de outubro de 1879.

O Sol em conjunção com Mercúrio (Libra) indicaria sua natureza política e agregadora. Essa dupla em oposição a Saturno em Áries mostraria seu espírito de luta e realização e tornaria seu pensamento e comunicação obstinados na busca da melhor maneira para divulgação de suas idéias (Lua em Gêmeos nas primeiras horas do dia). O trígono de Urano (Virgem) e Netuno (Touro) lhe empresta uma visão maior da vida e Plutão em conjunção com Marte (Touro) nos diz que ele suportava estresse na busca persistente de seus objetivos.

O planeta Vênus (Virgem) em trígono com Marte e Plutão indicaria relacionamentos intensos e transformadores. Júpiter (Peixes) mostraria a relação positiva com as questões filosóficas e de ordem coletiva, uma grande compreensão das questões da sociedade, um espírito humanitário. A oposição de Júpiter com Urano nos mostra um impulso para quebrar as limitações impostas pela sociedade e um desejo de inovação. A ênfase nos signos de Terra é sinal do espírito realizador de Antônio Olívio.

Observamos seis planetas retrógrados o que lhe emprestaria um aspecto reflexivo e introversão necessária para o desenvolvimento de sua mente privilegiada. 

Por trânsito, verificamos que suas maiores conquistas (a fundação da empresa editorial e da associação) aconteceram entre os anos de 1907 e 1909 quando ele estava entre os vinte oito e trinta anos: época da progressão da Lua e do retorno de Saturno. 

Nessa época, mobilizando as pessoas em volta de si e empreendendo, ele imprime sua marca na realidade (o retorno de Saturno). Essas ações concretizam (ênfase de Terra) suas idéias humanitárias e desejos (Júpiter em Peixes).

Apesar de serem especulações, tais observações podem valer por ele ter sido o primeiro astrólogo profissional brasileiro.

Como deixar de tentar tal análise?

Observação: Há um artigo com detalhes desta vida e obra surpreendentes e que inclui um estudo mais detalhado a respeito do mapa astrológico de Antônio Olívio no site Constelar. Leia no link abaixo indicado: Antônio Olívio Rodrigues, a história de um precursor.


Leia o artigo e saiba mais detalhes da biografia e vocação desta personagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário